Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Viagem de Martins !

Olá, aqui quem esta postando é Sylvia, e eu vou postar sobre a viagem de Martins.

Saimos da escola a mais ou menos 6:00h, rezamos no onibus e seguimos viagem. Um tempo depois o guia se apresentou e serviu um lanchinho.Paramos em Laje para comer, ou comprar alguma coisa.Saindo de lá fomos direto para o pau-de-arara, sem contar que o motorista errou o caminho duas vezes, mais isso não importa. Chegando no pau-de-arara, tiramos uma foto na frente do onibus e subimos no caminhão, seguindo viagem para a Casa de pedra. A professora Evany estava com um chapeu de Indiana Jones,um oculos escuro e a gola da camiseta no nariz, ai João Victor da "C" disse que ela estava parecendo com uma traficante mexicana, ela começou a falar español lá... No pau-de-arara tinha muita poeira, muito buaraco na estrada. Chegando na Casa de pedra o guia explicou o que tinhamos que fazer e fomos subir ate a caverna, entramos na caverna e o guia explicou tudo o que vimos lá, sobre as estalaguimites e estaquitites, foi muito legal. Depois dele explicar tudo descemos da caverna em duplas, e lá em baixo Carioca serviu mais um lanchinho para a gente. Voltamos para o pau-de-arara e seguimos viagem ate o onibus. Chegamos no onibus fomos ate o hotel, lavamos as mãos no banheiro social e fomos almoçar, a comida de lá é muito boa. Uns 00:20min depois as professoras terminaram de almoçar e entregaram as chaves dos quartos. Todos se acomodaram e descansaram um pouco, pois as 16:00h iriamos a bica de Portalegre. Fomos ate lá, o guia de la esplicou tudo bem direitinho e fomos ate a bica mesmo, bebemos a agua que era muito natural, saindo da bica mesmo. Depois fomos ao restaurante da bica e lanchamos. Voltando para o hotel planejamos uma festa na piscina e tinha-mos que levar lanche. Fizemos lá a festa e fomos jantar, depois fomos tomar mais banho de piscina. As 23:00h as professoras sairam fechando os quartos. As 6:30h a recepcionista do hotel ligou para avisar que o cafe da manha estava servido. Tomamos cafe da manha e saimos do hotel. Passamos no mirante, tiramos muitas fotos, e seguimos viagem ate o Lajedo de Soledade, chegamos no Lajedo e fomos seguindo trilha, quando saimos do Lajedo era mais ou menos 13:40h e fomos para o museu do Lajedo. Paramos num restaurante um Apodi, almoçamos e fomos para Natal. As professoras fizeram umas brincadeiras na volta. Paramos em Laje novamente, e seguimos agora direto para Natal, paramos na Divemo para deixar alguns alunos e fomos para escola. Chegamos na escola mais ou menos umas 19:30h e fomos para casa.

A viagem foi muito boa.

domingo, 11 de outubro de 2009

História e Ciências se relacionam

oi,quem está postando é Lucas Wanderley. Vou falar um pouco de como a ciência e a história se relacionam.
A ciência e a história estão interligadas nas cidades de Apodi, Portalegre e Martins. A história conta como eram os povos passados e seu modo de viver, a ciência comprova a história, quando se estuda os museus e sítios arqueológicos. Com os achados nos sítios arqueológicos os cientistas podem identificar o que realmente existiu no passado e desvendar os mistérios da evolução da natureza. A história confirma, as decobertas científicas; e uma precisa da outra para montar o "quebra-cabeça" do passado.
A seguir, descrevo alguns trechos de minhas pesquisas.
Descobri que a região do Lajedo de Soledade, no Rio Grande do Norte, é famosa não só pelas belezas naturais, mas também pela importância histórica. O entorno do município de Apodi guarda uma laje de calcário de aproximadamente um quilômetro quadrado. Lá existe um conjunto de abrigos sob a rocha e dezenas de pinturas rupestres e fósseis, que compõem grande parte da atração turística do local. É lá também onde está situada a maior caverna do Estado, a Caverna do Roncador.
Em Portalegre/rn, a história retrata a influência da colonização portuguesa, mas algumas lendas temperam sua origem. Seu maior encanto é a fonte da bica, uma nascente de água pura e cristalina, ideal para o lazer e relaxamento. Mas, o potencial hídrico dá origem a outras cachoeiras, cascatas, veios e piscinas naturais. Sítios arqueológicos, trilhas, cavernas, casas de farinha, engenhos de cana-de-açúcar são preciosidades que complementam a originalidade da serra.
Martins teve sua origem no século XVIII, quando o Capitão-Mor da Aldeia de São João do Apodi, Aleixo Teixeira recebeu terras pertencentes a Serra do Campo Grande, originando um povoado numa localidade de terras da antiga Serra da Conceição. Segundo historiadores, nesse período já existiam pequenos núcleos de algumas fazendas. Foi com a presença de Francisco Martins Roris, em 1742, que o povoado começou a sua evolução. Ao tomar posse das terras da Data Telha, localizadas entre os rios Apodi e Umari, Francisco Martins responsabilizou-se pela construção da capela de Nossa Senhora da Conceição, assumiu o comando da serra e contribuiu muito para desenvolvimento do povoado através da prática de vários trabalhos. Em 1779, sua atuação naquela região era tão intensa que o povo da localidade de Serra da Conceição, nome oficial do povoado, passou a chamar área de Serra do Capitão Martins ou simplesmente Serra dos Martins. A vontade do povo prevaleceu e tornou-se realidade quando no dia 10 de novembro de 1841, através da Lei nº 71, o povoado desmembrou-se de Portalegre, ao mesmo tempo em que criado o município da Maioridade. Após seis anos com esta denominação, em 30 de outubro de 1847 o município da Maioridade mudou outra vez de nome passando a se chamar Cidade de Imperatriz, em homenagem à Imperatriz do Brasil. Finalmente, em fevereiro de 1890, a famosa e agradável Serra do Martins passou , definitivamente, para a história com o nome oficial de Martins. Nas serras úmidas de Martins está um dos climas mais agradáveis do Rio Grande do Norte, de grande potencial turístico em decorrência da situação física, cultural e histórica, mediante exploração a ser feita com incentivos governamentais que sejam orientados à saúde, repouso e boa qualidade de vida durante o período de férias.
No sertão potiguar está o município de Apodi, Rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil, distante 352 km rodoviários, da capital estadual, Natal. Lutando contra o sol forte e a escassez das chuvas, os cactáceos sobrevivem milagrosamente encravado nas pedras calcáreas. Brancas, rosadas, amareladas, algumas cinzentas, elas fazem a decoração natural. A paisagem do lugar é formada por vegetação rasteira e por carnaubais, condizentes com o clima semi-árido. Mesmo estando localizado no sertão, e sofrendo com a seca como muitas cidades do interior do Estado do Rio Grande do Norte, e de parte da região Nordeste, o município de Apodi é rico e tem um manancial de água cristalina no subsolo, só descoberto a pouco tempo.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Martins,portalegre,Apodi e lajedo de soledade

Hoje quem esta postando é LUCAS FELIPE!

Lajedo de soledade

O Lajedo de soledade tem muita importância histórica. Tem abrigos de rochas sob rochas e dezenas de pinturas rupestres e muitos fósseis, lá é onde se localiza a maior caverna do estado, a caverna do Roncador.Lajedo de Soledade é considerada uma das informações rochosas mais antigas do Brasil.Sua origem remete a 90 milhões de anos quando os continentes africano e sul-americano ainda encontravam-se unidos.

Portalegre

Portalegre é uma cidade que fica no Rio Grande do Norte e tem um museu que temmuitas pinturas rupestres do passado, dos homens das cavernas.Em Portalegre também tem vários museus de fósseis, um exemplo de fóssil é um tronco que tem milhares de anos.

Apodi

No grande interior Apodi tem um grande sítio arqueológico que é o lajedo de soledade.Também tem outros mas mais visitado é esse.Apodi tem muitas coisas históricas, como:Fósseis,cavernas,pinturas rupestres entre outro.

Martins

É onde se concentra vários tipos de fósseis,pinturas rupestres e lá existe um mamífero fóssil de milhares de anos (ossos).E é onde tem um museu com muitas coisas históricas como pintura rupestre,fóssil e cavernas dos homens das cavernas.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

LIPÍDIOS

Ola! aqui é Luiza quem esta postando sobre os Lipídios

Lipídios são substâncias caracterizada pela baixa solubilidade em água e em outros solventes.Todas as relevância metabolismo lipídico, que não é uma vantagem biológica.Lipídios tembem é uma vitamina.

domingo, 20 de setembro de 2009

ALIMENTOS EM PRATOS LIMPOS

Ola aqui quem esta falando é Sylvia, e eu vou postar sobre o nosso livro paradidatico. O nosso livro paradidatico Alimentos em pratos limpos, fala de alimentos, como conservalos, como devemos nos alimentar e etc.
O livro é muito interessante, pois fala sobre tudo. Fala sobre vitaminas, minerais, carbodratos, lipidios e proteínas, onde podemos encontra-lás, e tudo sobre esses nutrientes. Os alientos são muito importantes para nosso organismo e para nós mesmos.

sábado, 12 de setembro de 2009

Pirâmide Alimentar

Eu,Lucas Wanderley da Cunha Lima, estou postando minha pesquisa sobre a Pirâmide Alimentar.
A Pirâmide Alimentar é um instrumento, sob a forma gráfica, de orientação da população para uma alimentação mais saudável. Ela constitui um guia para uma alimentação saudável, onde você pode escolher os alimentos a consumir, dos quais pode obter todos os nutrientes necessários, e ao mesmo tempo, a quantidade certa de calorias para manter um peso adequado.
A pirâmide possui 4 níveis com 8 grandes grupos de produtos, de acordo com a sua participação relativa no total de calorias de uma dieta saudável. Cada grupo de alimentos é fonte de nutrientes específicos e essenciais a uma boa manutenção do organismo.
• Grupo de pães, massas, tubérculos: Fonte de carboidratos, nutriente fornecedor de energia. Pães, massas e biscoitos integrais são ainda boa fonte de fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino.
• Grupo das frutas e hortaliças: Ótimas fontes de vitaminas e sais minerais, dentre eles, antioxidantes que diminuem o efeito deletério do estresse oxidativo e dos radicais livres. Também possuem boa quantidade de fibras.
• Grupo das carnes: São alimentos compostos basicamente de proteína, muito bem utilizada por nosso organismo para produção de tecidos, enzimas e compostos do sistema de defesa. Além disso, são ricas em ferro e vitaminas B6 (pirixodina) e B12 (cianocobalamina), tendo sua ingestão (nas quantidades adequadas) efeito preventivo nas anemias ferropriva e megaloblástica.
• Grupo do leite e derivados: São os maiores fornecedores de cálcio, mineral envolvido na formação de ossos e dentes, na contração muscular e na ação do sistema nervoso. Além disso, possuem uma boa quantidade de proteína de boa qualidade.
• Açúcares e óleos: são pobres em relação ao valor nutritivo, sendo considerados, por isso, calorias vazias.
Todos os grupos de alimentos são importantes para suprir as necessidades de nutrientes dos indivíduos e manter sua saúde, por isso, todos devem ser consumidos em suas quantidades adequadas. Estas quantidades variam de acordo com as necessidades de cada indivíduo.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A importancia da alimentação

3º TRIMESTRE
Quem está postando hoje é LUCAS FELIPE

A alimentação tem um papel fulcral na nossa vida, para além de ser uma necessidade básica, a alimentação é um dos factores do ambiente que mais afectam a saúde.
Hoje em dia já não basta ter acesso aos alimentos, é necessário "saber comer" - saber escolher os alimentos de forma e em quantidades adequadas às necessidades diárias, ao longo de diferentes fases da vida.
Vários são os estudos, nacionais e internacionais, que realçam que alimentação é um dos factores que mais influencia a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos.
No entanto, pelo ritmo de vida actual, temos normalmente pouco tempo para
dedicar às refeições e muitas vezes acabamos por ter um padrão alimentar desequilibrado e desajustado das nossas necessidades, traduzidos num aumento no consumo de comidas rápidas, as ditas "fast food".
Se, por um lado, muitos dos nossos hábitos alimentares são condicionados desde os primeiros anos de vida, por outro, uma alimentação saudável durante a infância é essencial para um normal desenvolvimento e crescimento, bem como na prevenção de problemas de saúde ligados à alimentação como é o caso da Obesidade, uma das epidemias do século XXI, conforme já foi referido pela Organização Mundial de Saúde.
Embora os indivíduos obesos apresentem diferenças tanto na quantidade de gordura como na sua distribuição corporal, as doenças associadas à obesidade estão mais relacionadas com a distribuição morfológica da gordura.