Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

domingo, 11 de outubro de 2009

História e Ciências se relacionam

oi,quem está postando é Lucas Wanderley. Vou falar um pouco de como a ciência e a história se relacionam.
A ciência e a história estão interligadas nas cidades de Apodi, Portalegre e Martins. A história conta como eram os povos passados e seu modo de viver, a ciência comprova a história, quando se estuda os museus e sítios arqueológicos. Com os achados nos sítios arqueológicos os cientistas podem identificar o que realmente existiu no passado e desvendar os mistérios da evolução da natureza. A história confirma, as decobertas científicas; e uma precisa da outra para montar o "quebra-cabeça" do passado.
A seguir, descrevo alguns trechos de minhas pesquisas.
Descobri que a região do Lajedo de Soledade, no Rio Grande do Norte, é famosa não só pelas belezas naturais, mas também pela importância histórica. O entorno do município de Apodi guarda uma laje de calcário de aproximadamente um quilômetro quadrado. Lá existe um conjunto de abrigos sob a rocha e dezenas de pinturas rupestres e fósseis, que compõem grande parte da atração turística do local. É lá também onde está situada a maior caverna do Estado, a Caverna do Roncador.
Em Portalegre/rn, a história retrata a influência da colonização portuguesa, mas algumas lendas temperam sua origem. Seu maior encanto é a fonte da bica, uma nascente de água pura e cristalina, ideal para o lazer e relaxamento. Mas, o potencial hídrico dá origem a outras cachoeiras, cascatas, veios e piscinas naturais. Sítios arqueológicos, trilhas, cavernas, casas de farinha, engenhos de cana-de-açúcar são preciosidades que complementam a originalidade da serra.
Martins teve sua origem no século XVIII, quando o Capitão-Mor da Aldeia de São João do Apodi, Aleixo Teixeira recebeu terras pertencentes a Serra do Campo Grande, originando um povoado numa localidade de terras da antiga Serra da Conceição. Segundo historiadores, nesse período já existiam pequenos núcleos de algumas fazendas. Foi com a presença de Francisco Martins Roris, em 1742, que o povoado começou a sua evolução. Ao tomar posse das terras da Data Telha, localizadas entre os rios Apodi e Umari, Francisco Martins responsabilizou-se pela construção da capela de Nossa Senhora da Conceição, assumiu o comando da serra e contribuiu muito para desenvolvimento do povoado através da prática de vários trabalhos. Em 1779, sua atuação naquela região era tão intensa que o povo da localidade de Serra da Conceição, nome oficial do povoado, passou a chamar área de Serra do Capitão Martins ou simplesmente Serra dos Martins. A vontade do povo prevaleceu e tornou-se realidade quando no dia 10 de novembro de 1841, através da Lei nº 71, o povoado desmembrou-se de Portalegre, ao mesmo tempo em que criado o município da Maioridade. Após seis anos com esta denominação, em 30 de outubro de 1847 o município da Maioridade mudou outra vez de nome passando a se chamar Cidade de Imperatriz, em homenagem à Imperatriz do Brasil. Finalmente, em fevereiro de 1890, a famosa e agradável Serra do Martins passou , definitivamente, para a história com o nome oficial de Martins. Nas serras úmidas de Martins está um dos climas mais agradáveis do Rio Grande do Norte, de grande potencial turístico em decorrência da situação física, cultural e histórica, mediante exploração a ser feita com incentivos governamentais que sejam orientados à saúde, repouso e boa qualidade de vida durante o período de férias.
No sertão potiguar está o município de Apodi, Rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil, distante 352 km rodoviários, da capital estadual, Natal. Lutando contra o sol forte e a escassez das chuvas, os cactáceos sobrevivem milagrosamente encravado nas pedras calcáreas. Brancas, rosadas, amareladas, algumas cinzentas, elas fazem a decoração natural. A paisagem do lugar é formada por vegetação rasteira e por carnaubais, condizentes com o clima semi-árido. Mesmo estando localizado no sertão, e sofrendo com a seca como muitas cidades do interior do Estado do Rio Grande do Norte, e de parte da região Nordeste, o município de Apodi é rico e tem um manancial de água cristalina no subsolo, só descoberto a pouco tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário